. O pico foi observado na cidade do Gama.
Em 2017, o Distrito Federal marcou essa mesma temperatura, registrada, na época, na cidade de Planaltina. Na região central da capital, o Plano Piloto, a temperatura foi a maior já registrada em 60 anos: 36,5º C, quebrando um recorde anterior, de 2015, quando a temperatura medida foi de 36,4º C.
O meteorologista Francisco de Assis explicou que a onda de calor verificada no Distrito Federal ao longo dos últimos dias é causada por ventos na alta atmosfera, que impedem a passagem de uma frente fria, oriunda da Argentina e Uruguai, para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Os efeitos desse fenômeno têm sido sentidos em outros estados. Em Cuiabá, por exemplo, os termômetros do Inmet marcaram 43,2ºC nesta quinta-feira, valor um pouco menor do que os 44ºC da semana passada. O recorde na região foi marcado em Nova Maringá (MT), onde os termômetros atingiram incríveis 44,5ºC.
O clima quente só deve arrefecer no Centro-Oeste a partir de sábado (10), segundo o Inmet. Há uma endência de formação de nuvens de chuva, e a temperatura já começou a cair em partes dos estados do Paraná e São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário