BRASILÍADA

A NOVELA DE BRASÍLIA

quarta-feira, 31 de maio de 2017

1959, o ano em que Brasília não parou

1959, o ano em que Brasília não parou

Seis meses antes da inauguração, não havia quase nada pronto em Brasília. Com poucas opções de lazer, precárias condições de moradia e sob pressão do prazo estipulado por JK, peões trabalhavam sem parar



postado em 19/10/2009 08:00 / atualizado em 19/10/2009 16:08
 Renato Alves
Carlos Silva/Esp. CB/D.A Press - 16/10/09
Luís Carlos Carvalho desembarcou em 1958 e diz que, com a poeira e o cerrado, parecia mais faroeste
Com o sol, poeira grossa. Com chuva, lama por todo lado. Nada de parque, centro comercial, restaurante, clube esportivo. Muito menos show musical ou peça teatral. Prostíbulo, o único lazer masculino. Assim era Brasília há 50 anos, seis meses antes da inauguração. Apesar de ainda não existir oficialmente, da quase completa falta de infraestrutura, o Distrito Federal já abrigava mais de 60 mil pessoas. Quase todas passando o dia no imenso canteiro de obras e dormindo nos acampamentos das construtoras, em colchões duros. Trabalhando em um ritmo frenético para deixar o lugar com cara de cidade em 21 de abril de 1960, data estabelecida pelo então presidente Juscelino Kubitschek. 

Por meio de uma série de reportagens que começa hoje, baseada em documentos, livros, fotografias antigas e depoimentos de pioneiros e estudiosos, o Correio refaz o cenário de Brasília 50 anos atrás. Mostra a luta dos trabalhadores para cumprir o prazo determinado por JK e as dificuldades de se viver em uma cidade em construção. Revela como o projeto urbanístico de Lucio Costa e os monumentos de Oscar Niemeyer mexeram com o mundo no começo da segunda metade do século passado, 
Carlos Silva/Esp. CB/Reprodução/Acervo do Arquivo Público do Distrito Federal/D.A Press
Caminhão com um verdadeiro carregamento de trabalhadores chega ao canteiro de obras: para muitos, eles não dariam conta de entregar a capital no tempo previsto, tamanhas eram as demandas a atender na ocasião
a ponto de atrair chefes de Estado e celebridades internacionais ao longínquo planalto central brasileiro. Também demonstra a resistência interna perante a mudança da capital do litoral para o centro do país. 

Esqueletos de concreto 

Em outubro de 1959, Brasília tinha 574 casas prontas, todas à margem da W3 Sul (veja Para saber mais), 
Acervo do Arquivo Público do Distrito Federal/CB/D.A Press
Esqueletos dos prédios que formaram a primeira superquadra residencial, a 108 Sul
377km de ruas pavimentadas, 160km de rede de água e esgoto, 89 pontes e viadutos. Mas faltava muito para se tornar uma cidade em condições de receber autoridades e milhares de servidores públicos federais e familiares, que viriam do Rio de Janeiro, a antiga capital do país. Os cinco primeiros funcionários públicos da União tinham se mudado para Brasília, por meio de ato de JK, em 2 de fevereiro daquele ano. Moravam em residências geminadas, nas quadras 700 da Asa Sul. O primeiro prédio de apartamentos, o bloco pioneiro de uma das 120 superquadras, foi inaugurado quatro meses depois, na 108 Sul. 

Os principais prédios da administração pública, como o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, não passavam de esqueletos, seis meses antes da data de inauguração da nova capital. Assim também se encontrava a Catedral. Dos 11 
Carlos Silva/Esp. CB/Reprodução/Acervo do Arquivo Público do Distrito Federal/D.A Press
edifícios-sede de ministérios, apenas quatro estavam completamente concluídos. A Torre de TV, o futuro Estádio Mané Garrincha, o Ginásio Nilson Nelson, o Teatro Nacional e tantos outros prédios marcantes demorariam a sair do papel. “Ninguém achava que a cidade ia ficar pronta no dia em que Juscelino queria. O povo dizia que a capital não ia mudar do Rio pra cá nunca”, conta o servente de pedreiro aposentado Antônio Macário da Silva, 78 anos. 

Emprego garantido 


Antônio desembarcou em Brasília pela primeira vez em 9 de dezembro de 1956. Alagoano de São José da Laje, vinha de Itauçu (GO), onde tentara ganhar a vida como garimpeiro. 
Carlos Silva/Esp. CB/D.A Press - 16/10/09
Antônio Macário da Silva veio em 1956 e afirma que o povo dizia que a capital não ia mudar do Rio
“Mas o garimpo já não dava mais nada. Aí, um homem de lá falou: ‘Aventura por aventura, vai pro Planalto Central. Lá tem emprego garantido’”, recorda. “Assim que cheguei, fui fichado na Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital), com a matrícula 180. Me perguntaram o que eu sabia fazer e eu disse que nada. Me colocaram como servente”, completa. A partir de então, ele começou a trabalhar na pavimentação das estradas de acesso a Brasília. “Não tinha nada. Era só mato, poeira, caminhão, trator e peão”. 

Como todos os outros trabalhadores da construção civil da época, Antônio buscava abrigo em acampamentos das empreiteiras. “No começo, a gente dormia no chão, debaixo de lona mesmo. Depois é que vieram os galpões de madeira, onde a gente comia e dormia”, lembra o servente de pedreiro. Quando recebiam seus salários, os trabalhadores gastavam boa parte em noitadas nos bares e na zona de prostituição — a Placa da Mercedes — da Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante. “O Maracangalha era um dos bares mais famosos de lá. Nós bebíamos muito. Não tinha muito mais o que fazer”, ressalta Antônio. Vez ou outra, os bares e bordéis tinham atrações musicais, principalmente forrozeiros goianos. 

Força temida 

Com a bebedeira e a falta de lazer, brigas e desentendimentos também eram comuns na Cidade Livre. Cabia à Guarda Especial de Brasília (GEB) apaziguá-las. A delegacia da unidade ficava na Velhacap (atual Candangolândia). A GEB, força policial montada pela Novacap, era temida pelos operários. Muitos relembram que a falta de formação adequada dos que ingressavam nessa força policial teria contribuído para as arbitrariedades cometidas. A grande concentração de trabalhadores, submetidos à intensa jornada e a precárias condições de moradia e trabalho, além do curto prazo para a conclusão das obras, eram a justificativa para a atuação da GEB. 

Na Cidade Livre, os operários eram recrutados para ser fichados nas diversas empresas construtoras e na Novacap. Em outubro de 1959, a localidade tinha armazéns de secos e molhados, casas de tecidos, restaurantes, barbearias, tinturarias, marcenarias, açougues, farmácias, duas escolas, dois cinemas, bares, pensões e hotéis. Esses últimos, mesmo em madeira, ofereciam o conforto de colchões de molas. Já os cinemas eram o Cine Bandeirante, onde só passava filme de faroeste norte-americano, e o Cine Brasília, com obras de temas variados. Também havia construções para celebrações religiosas, como uma igreja batista, um local para cultos espíritas e uma igreja católica.
Memórias da Construção: Brasília seis meses antes da inauguração


Hospital pioneiro 

A Cidade Livre também abrigava o único hospital de Brasília, 50 anos atrás. Lá ficava o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO). Inaugurado em 6 de junho de 1957, em outubro de 1959 tinha 12 médicos, 32 enfermeiras, 56 leitos. Nesses dois anos, o HJKO havia anotado 3,2 mil internações, 1,1 mil partos e 91 mortes. Desativado em 1968, virou posto de saúde; depois, área de invasão. Acabou tombado na década de 80 e sendo transformado em Museu Vivo da Memória Candanga. Espaço que o contador Luís Carlos Carvalho, 65 anos, visitou pela primeira vez, a convite do Correio, sexta-feira. “Isso aqui está mexendo muito comigo. Me fez voltar no tempo”, comentou, tentando segurar as lágrimas. 

Luís Carvalho chegou a Brasília em 20 de maio de 1958. Aos 14 anos, deixou Goiânia, a terra natal, para morar com os pais novamente, que já viviam na nova capital. O pai dele havia vindo antes para trabalhar na Novacap como motorista. Ele, a mulher e os sete filhos ocupavam um barracão na Candangolândia. Luís arrumou emprego de ajudante em uma loja de auto-peças da Cidade Livre assim que desembarcou no Planalto Central. No mesmo ano, comprou uma bicicleta e decidiu trabalhar como ambulante. “Vivia nos canteiros de obras do Plano Piloto. Perguntava aos peões o que queriam, anotava, ia correndo pela terra até a Cidade Livre, comprava a encomenda e a revendia ao cliente”, conta. 

Gerador a diesel 

Já em 12 de outubro de 1959, Luís Carvalho virou colega de trabalho do pai. Aos 15 anos, era apontador fiscal da empresa. Nessa função, controlava o ponto dos colegas em alguns pontos. Na época, a estatal contava com 12 mil empregados, 20% da população. “Era muita gente. Mas Brasília tinha pouco de cidade. Com a poeira e o cerrado, parecia mais um cenário de faroeste”, lembra Luís Carvalho. Na época, não havia iluminação pública em nenhuma parte de Brasília. A energia dos canteiros de obras e da Cidade Livre vinha de geradores a diesel comprados pela Novacap, pelas construtoras e por comerciantes. 

Catetinho, aeroporto e acampamentos da Novacap e das construtoras eram abastecidos pela energia elétrica produzida por duas turbinas da usina instalada no Ribeirão Saia Velha em 16 de maio de 1958, perto de onde hoje está Santa Maria. O aeroporto ficava no mesmo local do atual. Tinha a pista da Base Aérea e outra maior, além de um terminal de passageiros, feito de madeira. Apesar da precariedade, recebia voos regulares de capitais brasileiras. “Varig, Vasp, Loyd, Panair do Brasil, aviões de todas essas empresas operavam aqui”, relata Adirson Vasconcelos, 73 anos, que em 1957 já trabalhava como jornalista em Brasília. 

Viagens longas 


O movimento de aeronaves no improvisado aeroporto de Brasília era tão intenso que, em 1959, a agência da Vasp na capital se tornou a primeira em vendas de passagens no Brasil. Já o transporte rodoviário para a capital era feito quase exclusivamente pela empresa Araguarina, que oferecia linhas diárias para Goiânia e Anápolis. O trajeto Brasília-Anápolis, por exemplo, durava 12 horas, em estrada de terra, pois ainda estava sendo aberta a BR-060, rodovia que ligaria as duas cidades. Além dos ônibus, era bastante comum, também, a vinda das pessoas em caminhões pau-de-arara e até mesmo a pé. Essas jornadas levavam de 30 a 40 dias, dependendo do local de origem. 

Já na cidade em construção, os caminhões das construtoras e jipes eram praticamente os únicos meios de transporte, há 50 anos. “Eu mesmo comprei um Jeep Willys Overland em 1958. Por causa dele e da minha mocidade, fazia muito sucesso entre as meninas”, revela Adirson Vasconcelos, que em 1959 tinha 23 anos. Na época, Brasília contava com 17 mulheres para cada grupo de 100 homens, sendo que hoje, a proporção normal em todo o mundo é de um por um. “Era um perigo uma mulher sair nas ruas do Plano Piloto. Quando um caminhão carregado de operários cruzava com uma, era uma confusão. Dava até briga”, lembra Luís Carvalho, hoje gerente financeiro da Novacap. 


Incentivo ao comércio 

Como parte das obras de infraestrutura necessárias à construção de Brasília, foram abertas pela Novacap, no fim de 1956, as principais avenidas da Cidade Livre. Para incentivar a vinda de comerciantes, não havia cobrança de impostos. Daí a origem do nome. Os lotes foram cedidos em sistema de comodato, a escritura não era definitiva e deveria ser devolvida à Novacap no fim de 1959. Sua existência estaria limitada ao período da construção (1956-1960), o que acabou não ocorrendo. 

Mito ou massacre? 

O mais inflamado dos mitos da construção de Brasília diz respeito ao que ocorreu no acampamento da construtora Pacheco Fernandes, no carnaval de 1959. Há quem já tenha escrito que caminhões de operários mortos pela GEB foram retirados do acampamento. Na versão oficial, houve uma morte e alguns feridos. O que se convencionou chamar de ‘‘massacre da Pacheco Fernandes’’ continua a ser tratado no campo das versões. 

Leia a versão completa da primeira reportagem da série Memórias da Construção na edição impressa do Correio desta segunda-feira (19/10)
- maio 31, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 31, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

TUBO DE ENSAIOS - AULA PÚBLICA COM PEDRO RUSSI NO DIA 31/05, ÀS 19h, ANF. 09


Para incentivar ainda mais o debate relacionado ao tema e às intervenções urbanas, teremos uma aula pública ministrada por Pedro Russi, coordenador da Faculdade de Comunicação da UnB. Ela será nessa quarta-feira (31/05), às 19h, no anf. 09 da universidade.


O objetivo é falar sobre coparticipação no processo de mudança dos centros urbanos do ponto de vista estético e cultural, tratando também de hábitos e costumes populares.

Serviço Artístico e Cultural
Diretoria de Esporte, Arte e Cultura
ICC Sul, sala AT-201


Serviço Artístico e Cultural <sacdea@unb.br>

- maio 31, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 31, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 31, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

terça-feira, 30 de maio de 2017


- maio 30, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 30, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 30, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 30, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

segunda-feira, 29 de maio de 2017


- maio 29, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 29, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 29, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 29, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

domingo, 28 de maio de 2017

- maio 28, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 28, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 28, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 28, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 28, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 28, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 28, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sábado, 27 de maio de 2017


- maio 27, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 27, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 27, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 27, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sexta-feira, 26 de maio de 2017


- maio 26, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 26, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 26, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 26, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 26, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

quarta-feira, 24 de maio de 2017

BRASÍLIA EM MANIFESTA AÇÃO 24 DE MAIO DE 2017


- maio 24, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 24, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 24, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 24, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

terça-feira, 23 de maio de 2017


- maio 23, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 23, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 23, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 23, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Travessia Do Eixão - Legião Urbana (Legendado)

- maio 22, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Liga Tripa - Juriti


 CD Liga Tripa É Se Há
Lançado em 2013, no Clube do Choro, em Brasília em homenagem aos 34 anos do grupo
O álbum traz encarte com as letras das músicas, como Juriti e Nonô, e arte de Felipe Cavalcante.




                                                                         Juriti
Meu coração tem um desejo imenso
de ver o dia nascer pelo avesso(2x)

Meu coração, mão de pilão
Tem o jeito do avoaaaaaar!

Bota água na bacia
que a cara do dia tá querendo vir,
tira a tranca da janela
que de manhã cedo eu quero veer
o vôo da juritiiii(2x)

Meu coração tem um desejo imenso
de ver o dia nascer pelo avesso(2x)

Meu coração, mão de pilão
Tem o jeito do avoaaaaaar!

Bota água na bacia
que a cara do dia tá querendo vir,
tira a tranca da janela
que de manhã cedo eu quero veer
o vôo da juritiiii(2x)
- maio 22, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

TUBO DE ENSAIOS - UnB - PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES ATÉ 25 DE MAIO

Prorrogadas as inscrições até 25 de Maio
http://www.dea.unb.br/pagina-inicial/tubo-de-enshttp://www.dea.unb.br/pagina-inicial/tubo-de-ensaios
Está aberta a temporada 2017 do Tubo de Ensaios – TubUBURBANOS! A temática do projeto de performances deste ano pretende incentivar o debate acerca do direito à cidade e da coparticipação no processo de mudança dos centros urbanos do ponto de vista estético e cultural, tratando também de hábitos e costumes populares. Para a edição TubURBANOS, a DEA firmou parceria com o Decanato de Extensão (DEX/UnB) e com a Casa de Cultura da América Latina (CAL/DEX).
O projeto é dividido em três fases: A Semana Preparatória, Mostra Coletiva e Artigo Científico. As datas de todas as fases desse ano podem vistas na chamada pública. Na Semana Preparatória são oferecidas palestras, oficinas e rodas de conversa gratuitas para os inscritos e para a comunidade universitária.  Na Mostra Coletiva, curadores do projeto selecionam as propostas artísticas dos inscritos que irão compor a apresentação coletiva, a partir de edital público. A terceira fase consiste na publicação de um artigo científico elaborado e produzido pelo professor responsável pelo projeto de extensão da edição correspondente.
O Tubo de Ensaios foi criado pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura da UnB há 16 anos como proposta de dialogar expressões do teatro, cinema, dança, literatura, música e das artes plásticas com a linguagem da performance.

- Regulamento Geral - Tubo de Ensaios 2017
- Descrição detalhada das oficinas
- Formulário de inscrição 
- Chamada Pública
- Termo Aditivo de Inscrições Prorrogadas
- maio 22, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Travessia do Eixão Liga Tripa




- maio 22, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 22, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 22, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

domingo, 21 de maio de 2017


- maio 21, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 21, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 21, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sábado, 20 de maio de 2017


- maio 20, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 20, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 20, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 20, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sexta-feira, 19 de maio de 2017


- maio 19, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 19, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 19, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 19, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

quinta-feira, 18 de maio de 2017


- maio 18, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 18, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 18, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 18, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 18, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

quarta-feira, 17 de maio de 2017


- maio 17, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 17, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 17, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 17, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 17, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

terça-feira, 16 de maio de 2017


- maio 16, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 16, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 16, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 16, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 16, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

segunda-feira, 15 de maio de 2017


- maio 15, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 15, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 15, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 15, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

domingo, 14 de maio de 2017


- maio 14, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 14, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 14, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 14, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 14, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sábado, 13 de maio de 2017


- maio 13, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 13, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 13, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 13, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sexta-feira, 12 de maio de 2017


- maio 12, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 12, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 12, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

- maio 12, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

quinta-feira, 11 de maio de 2017

URGENTE - PUBLICAÇÃO DE MARIA COELI NAS REDES SOCIAIS


ões
Configurações da conta
Foto de capa, Nenhum texto alternativo automático disponível.

Maria Coeli Almeida Vasconcelos

Melhores amigosAmigos
Mensagem
Foto do perfil de Maria Coeli Almeida Vasconcelos, A imagem pode conter: 2 pessoas
Maria Coeli Almeida Vasconcelos
7 h · 
estou muito triste com a minha vida. minha filha manoela nao me deixa fazer o que gosto.duro aguentar dentro de casa um titere.
CurtirMostrar mais reações
Comentar
Compartilhar
51Joãozinho Da Vila Planalto e outras 50 pessoas
Comentários
Maria Coeli Almeida Vasconcelos
Maria Coeli Almeida Vasconcelos trocou o numero do telefone, esta com meus dois cartoes.
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 7 h
George Duarte
Escreva uma resposta...

Esmeralda Carvalho Monteiro Guedes
Esmeralda Carvalho Monteiro Guedes Não pode.
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 7 h
Maria Coeli Almeida Vasconcelos
Maria Coeli Almeida Vasconcelos o meu vicio e[ fumar maconha.com ela eu relaxo durmo bem. o proprio medico me disse que relaxa as hemorroidas que doem.nao bebo , bebida me faz vomitar. estou com 74 anos e em brasilia o que posso fazer. nao dirijo mais. nao saio de casa.a noa ser para ir aa igrejinha.
maconha.com - This website is for sale! - maconha Resources and Information.
This website is for sale! maconha.com is your first and best source for all of the information you’re looking for. From general topics to more of what you would expect to find here, maconha.com has it all. We hope you find what you are searching for!
MACONHA.COM
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 6 h
Reginaldo Marinho
Reginaldo Marinho Não pense em envelhecer aos 74 anos. Mire-se em Dona Márcia. Você poeta, uma mulher vivida. Saia dessa.
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 6 h
George Duarte
Escreva uma resposta...
Maria Do Carmo Moreira
Maria Do Carmo Moreira Fica esperta prima e bloqueia os cartoes.....
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 6 h
Joãozinho Da Vila Planalto
Joãozinho Da Vila Planalto kkkkkkkkkkk, mas a filha bloqueou...
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 5 h
George Duarte
Escreva uma resposta...
Celia Coelho Quintella
Celia Coelho Quintella Está lhe envelhecendo precocemente! Pede ajuda aos seus irmãos para conversarem com ela!!!!!! NÃO É JUSTO!!!!!
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 6 h
Maria Do Carmo Moreira
Maria Do Carmo Moreira Quando vier a bh...chame tia Joaninha la na Marcia
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 6 h
Yamil E Sousa Dutra
Yamil E Sousa Dutra Um momento!! Tens direitos expressos na lei de defesa dos idosos!! Se ela não é tua tutora ou algo pelo estilo, é abuso e afronta a teus direitos. Espero que o assunto se resolva com a mediação de membros da família para evitar que tenhas que avançar para uma causa judicial!
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 6 h
Fábio Borges Brasileiro
Fábio Borges Brasileiro coragem amada. Faça o que sempre gosta, como sempre fez. adoro fumar maconha com você. a melhor de todas as companhias. você é linda e dona da sua vida. a melhor amiga que eu fiz em Brasília. eu te amo. eu te amo. eu te amo. eu te amo. eu te amo. eu te...Ver mais
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 6 h · Editado
Miqueias Paz
Miqueias Paz É sério isso?
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 6 h
Angela de Souza
Angela de Souza Prima isso é um absurdo. Que cada um cuide ser sua vida e você não faz mal a ninguém. Da um chega pra lá já. Beijos e continua com a sua maconha sim. Pior os que fumam e bebem feito uns desvairadas.
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 6 h
Maria Do Rosário Taunay
Maria Do Rosário Taunay Live and let live...Ver tradução
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 6 h
Tania Montoro
Tania Montoro Maria Cely veja esta matéria
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 6 h
Tania Montoro
Tania Montoro Te passo a hora q achar, tá?
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 6 h
George Duarte
Escreva uma resposta...
Christian Flavio
Christian Flavio Sai dessa manoela, deixa a Maria Coeli ser feliz, , grande artista e professora.
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 6 h
Leo Campos
Leo Campos Capítulo II do Estatuto do Idoso:
Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade
§ 2o O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da AUTONOMIA, de valo
res, idéias e crenças, dos espaços e dos OBJETOS PESSOAIS.

§ 3o É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 6 h
Maria Coeli Almeida Vasconcelos
Maria Coeli Almeida Vasconcelos obrigada , gente.
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 6 h · Editado
Maria Aida Lôbo
Maria Aida Lôbo 🌷🌹
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 6 h
Jorge Antunes
Jorge Antunes Manoela é seu anjo da guarda. Faça o que ela diz !!!! Ai, ai, ai !!!!!!!
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
6
 · 5 h
Joãozinho Da Vila Planalto
Joãozinho Da Vila Planalto Duvido que o maestro acata as decisões dos filhos... agora da esposa eu tenho certeza...
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 5 h
George Duarte
Escreva uma resposta...
Luiz Marques
Luiz Marques Tia, troca ideia com ela...
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 5 h
Joãozinho Da Vila Planalto
Joãozinho Da Vila Planalto inacreditável criamos filhos para nos reprimir...¨Pela revolução dos pais idosos¨
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 5 h
Eliane Silvestre
Eliane Silvestre Espero que as manifestações dos amigos aqui tenham feito bem a você e a tristeza tenha amenizado. Não conheço vc pessoalmente nem sua filha, mas acredito q as coisas q citou q ela ta fazendo seja por cuidado e amor a vc. Com este seu desabafo, espero q ela compreenda q vc está infeliz e tente resolver as coisas de forma q te resguarde mas tb te dê liberdade para ser quem vc é. Quando vc quiser e se quiser gostaria de visitá-la para conversarmos sobre poesia.
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · 5 h
Joãozinho Da Vila Planalto
Joãozinho Da Vila Planalto escreva mais poesia
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 5 h
Olivia Maria Maia Maia
Olivia Maria Maia Maia Elaine, uma intervenção bem sensata a sua. Gostei. É difícil opinar, e quem somos nós pra opinarmos sem conhecer a dinâmica da família

Conheço a Maria, e "ouvir" sua queixa que me parece muito mais um pedido de colo, muito me entristece principalmente
...Ver mais
Curtir
 · Responder · 
1
 · 5 h · Editado
Eliane Silvestre
Eliane Silvestre Obgda por me deixar saber q consegui dizer algo q presta. Nem sempre conseguimos, ainda q tenhamos a intenção. Não pude ser mãe, mas imagino q seja dificil, já q muitas vezes não sabemos onde está o melhor nem pra nós mesmos, né?
Curtir
 · Responder · 
2
 · 4 h
George Duarte
Escreva uma resposta...
Jorge Antunes
Jorge Antunes Se eu fosse a Maria Coeli eu diria para os comentaristas acima: "– Idoso é a puta que te pariiiiiuuuu!!!!!"
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
6
 · 5 h
Joãozinho Da Vila Planalto
Joãozinho Da Vila Planalto kkkk.... taí começou a revolução....
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 5 h
Olivia Maria Maia Maia
Olivia Maria Maia Maia Maestro, tô baldes com esse comentário... eu mando facimmm.
Sou VELHA pra kcete.
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
George Duarte
Escreva uma resposta...
Renata Azambuja
Renata Azambuja Como assim,gnt?
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 5 h
Maria Do Carmo Moreira
Maria Do Carmo Moreira Larga esse povo ai e vem pro colo da sua mãe..
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 5 h
Virginia Melo Melo
Virginia Melo Melo Porque trocou o numero do telefone? Para vc não receber telefonema dos amigos??? Não pode!
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 5 h
Ivani Augusta Guanabarino de Oliveira
Ivani Augusta Guanabarino de Oliveira Vou a sua casa para conversamos. Te amo bjs!!!!
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 5 h
Ana Maria Lopes
Ana Maria Lopes Amor de filho é sufocante mas, ao mesmo tempo, tudo de bom.
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 4 h
Magna Alves
Magna Alves Maria Coeli Almeida Vasconcelos ela é sua filha e só quer o seu bem vou aí ser sua Cuidadora pra ajudar a Manuela e a Paulinha kkk
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 4 h · Editado
Angelo Augusto Milani
Angelo Augusto Milani http://veja.abril.com.br/.../maconha-se-populariza-entre.../ via VEJA.com
Maconha se populariza entre idosos por benefícios medicinais | VEJA.com
Uso ainda é restrito e não está liberado, mas número…
VEJA.ABRIL.COM.BR
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 4 h
Angelo Augusto Milani
Angelo Augusto Milani https://noticias.uol.com.br/.../maconha-pode-melhorar...
Uso de extrato de maconha pode reverter falha de memória em idosos
O uso terapêutico da maconha (Cannabis sativa) tem…
NOTICIAS.UOL.COM.BR
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
Angelo Augusto Milani
Angelo Augusto Milani http://super.abril.com.br/.../maconha-passa-a-ter-o.../
Maconha passa a ter o efeito oposto quando você envelhece | Superinteressante
Não tem nada a ver com ficar chapado: nos jovens, a…
SUPER.ABRIL.COM.BR
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
Angelo Augusto Milani
Angelo Augusto Milani
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
Delaide Maria Merlo
Delaide Maria Merlo Se você se sente bem, porque não fazer. 
Se incomoda a alguém, não é sua responsabilidade, pede pra fazer análise.
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
Betty Almeida
Betty Almeida Ô Manoela, dá um refresco para sua mãe.
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 4 h
Manoela Vasconcelos
Manoela Vasconcelos Amor é amor
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
6
 · 4 h
Magna Alves
Magna Alves Isso mesmo Manuela cuida mesmo da sua mãe,sua vó ainda tá viva pq é bem cuidada 😘😘😘tô contigo 👏👏👏👏
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 3 h
George Duarte
Escreva uma resposta...
Oscar Caiado
Oscar Caiado Po, Manu, vou diminuir a sua nota de dez pra nove. E se vierem pra sampa na próxima semana fiquem na minha casa.
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 3 h
Cristina Lopes
Cristina Lopes Ela está zelando por você com muito amor.
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 3 h
Mariza Borges
Mariza Borges Impossível imaginar esse ser liberto que conheço desde a juventude sendo tutelado. Libertas quae sera tamen!
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 3 h
Oscar Caiado
Oscar Caiado Os inconfidentes quando escolheram este lema deviam ter pitado um charro, pois não tem nenhum sentido. Talvez martelando o latim.
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 3 h
Mariza Borges
Mariza Borges Oscar Caiado mas é um signo para os mineiros.
Curtir
 · Responder · 3 h
Cristina Vasconcelos
Cristina Vasconcelos Imagino, meninas! Ao menos ela pode reclamar!!! Beijos a todas voces.
Curtir
 · Responder · 1 h
George Duarte
Escreva uma resposta...

Vanilda Silva
Vanilda Silva voce sepre fez o nelho cotinoa assim gostou de voce assim ela so que te protegem nois na 3 eles persan que nao tanos conta de nata mais tanos
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 3 h
Vanilda Silva
Vanilda Silva sen precisa estou aqui voce foi boa pra mim muito boa
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 3 h
Neto Campos Campos
Neto Campos Campos
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 2 h
Luiza Dornas
Luiza Dornas
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 2 h
Teresa Almeida
Teresa Almeida
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 2 h
Marcilio Farias
Marcilio Farias Guenta firme. Vem passar uns dias aqui no Bayou
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 2 h
Cláudio Ferreira
Cláudio Ferreira Querida professora, tenha um pouco de paciência . A relação entre nós, os filhos de 40/50 anos e nossos pais idosos eh bastante complicada. Diariamente passo pelo desafio de equilibrar o cuidado com o meu pai e a autonomia dele. Sei bem o que você e a Manoela estão passando. Lembre-se sempre que acertos e erros são cometidos em nome de um bem estar maior e que, acima de tudo, temos nossas limitações : somos e fazemos o que damos conta. Beijo carinhoso .
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 2 h
Giovani Guimaraes
Giovani Guimaraes Maria Coeli, a Manoela a a Paula são dois anjos que Deus colocou em sua vida, sejam sempre unidas, dialoguem, e sobretudo tenha certeza absoluta que só querem o seu bem e jamais lhe privar de algo. 
Isso tudo é por puro amor!!!
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 2 h
Maria Celeste Dominici
Maria Celeste Dominici Uma leoa não deixa. Por que será que está deixando?
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 1 h
Silvia Almeida
Silvia Almeida MC colo de filha é tudo de bom!
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 52 min
- maio 11, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)
  • Coprodução de Novela TV BRASIL 15 Milhões https://selecao.tvbrasil.ebc.com.br/index.html !
    Coprodução de Novela    https://selecao.tvbrasil.ebc.com.br/index.html A TV Brasil procura produtoras dispostas a conceber e coproduzir uma ...
  • Brasilíada, a história de uma novela
      PORTFÓLIO   GEORGE MENDONÇA DUARTE A partir de minha formação em  Cinema e Educação na Universidade de Brasília, criei e coordenei o proje...
  • Depoimento JK -- Brasília, a Capital do Futuro - 01ª Parte
    Depoimento JK -- Brasília, a Capital do Futuro - 01ª Parte

Pesquisar este blog

  • Página inicial

Quem sou eu

Minha foto
REDE COMUNITÁRIA DE COMUNICAÇÃO
Edição Laboratório da Escola de Expressão e Comunicação Comunitária / Rede Comunitária de Comunicação
Ver meu perfil completo

Arquivo do blog

  • ►  2025 (340)
    • ►  maio (30)
    • ►  abril (62)
    • ►  março (81)
    • ►  fevereiro (74)
    • ►  janeiro (93)
  • ►  2024 (769)
    • ►  dezembro (92)
    • ►  novembro (60)
    • ►  outubro (65)
    • ►  setembro (70)
    • ►  agosto (55)
    • ►  julho (61)
    • ►  junho (58)
    • ►  maio (44)
    • ►  abril (65)
    • ►  março (66)
    • ►  fevereiro (56)
    • ►  janeiro (77)
  • ►  2023 (717)
    • ►  dezembro (61)
    • ►  novembro (59)
    • ►  outubro (58)
    • ►  setembro (59)
    • ►  agosto (63)
    • ►  julho (65)
    • ►  junho (53)
    • ►  maio (61)
    • ►  abril (58)
    • ►  março (63)
    • ►  fevereiro (53)
    • ►  janeiro (64)
  • ►  2022 (697)
    • ►  dezembro (54)
    • ►  novembro (60)
    • ►  outubro (54)
    • ►  setembro (64)
    • ►  agosto (61)
    • ►  julho (58)
    • ►  junho (50)
    • ►  maio (64)
    • ►  abril (65)
    • ►  março (54)
    • ►  fevereiro (53)
    • ►  janeiro (60)
  • ►  2021 (741)
    • ►  dezembro (62)
    • ►  novembro (49)
    • ►  outubro (65)
    • ►  setembro (62)
    • ►  agosto (55)
    • ►  julho (65)
    • ►  junho (63)
    • ►  maio (62)
    • ►  abril (62)
    • ►  março (68)
    • ►  fevereiro (69)
    • ►  janeiro (59)
  • ►  2020 (1125)
    • ►  dezembro (68)
    • ►  novembro (58)
    • ►  outubro (68)
    • ►  setembro (60)
    • ►  agosto (64)
    • ►  julho (64)
    • ►  junho (47)
    • ►  maio (114)
    • ►  abril (143)
    • ►  março (157)
    • ►  fevereiro (152)
    • ►  janeiro (130)
  • ►  2019 (1557)
    • ►  dezembro (122)
    • ►  novembro (124)
    • ►  outubro (117)
    • ►  setembro (98)
    • ►  agosto (115)
    • ►  julho (152)
    • ►  junho (148)
    • ►  maio (128)
    • ►  abril (94)
    • ►  março (171)
    • ►  fevereiro (142)
    • ►  janeiro (146)
  • ►  2018 (1443)
    • ►  dezembro (125)
    • ►  novembro (148)
    • ►  outubro (143)
    • ►  setembro (116)
    • ►  agosto (107)
    • ►  julho (120)
    • ►  junho (117)
    • ►  maio (104)
    • ►  abril (110)
    • ►  março (113)
    • ►  fevereiro (115)
    • ►  janeiro (125)
  • ▼  2017 (1193)
    • ►  dezembro (121)
    • ►  novembro (117)
    • ►  outubro (121)
    • ►  setembro (108)
    • ►  agosto (123)
    • ►  julho (114)
    • ►  junho (107)
    • ▼  maio (135)
      • 1959, o ano em que Brasília não parou
      • TUBO DE ENSAIOS - AULA PÚBLICA COM PEDRO RUSSI NO ...
      • Sem título
      • BRASÍLIA EM MANIFESTA AÇÃO 24 DE MAIO DE 2017
      • Travessia Do Eixão - Legião Urbana (Legendado)
      • Liga Tripa - Juriti
      • TUBO DE ENSAIOS - UnB - PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES ...
      • Travessia do Eixão Liga Tripa
      • URGENTE - PUBLICAÇÃO DE MARIA COELI NAS REDES SOCIAIS
      • URGENTE POSTAGEM MARIA COELI
    • ►  abril (131)
    • ►  março (69)
    • ►  fevereiro (20)
    • ►  janeiro (27)
  • ►  2016 (343)
    • ►  dezembro (30)
    • ►  novembro (28)
    • ►  outubro (27)
    • ►  setembro (24)
    • ►  agosto (30)
    • ►  julho (27)
    • ►  junho (30)
    • ►  maio (26)
    • ►  abril (30)
    • ►  março (31)
    • ►  fevereiro (30)
    • ►  janeiro (30)
  • ►  2015 (347)
    • ►  dezembro (30)
    • ►  novembro (30)
    • ►  outubro (27)
    • ►  setembro (29)
    • ►  agosto (33)
    • ►  julho (27)
    • ►  junho (29)
    • ►  maio (26)
    • ►  abril (30)
    • ►  março (32)
    • ►  fevereiro (27)
    • ►  janeiro (27)
  • ►  2014 (334)
    • ►  dezembro (32)
    • ►  novembro (24)
    • ►  outubro (25)
    • ►  setembro (32)
    • ►  agosto (28)
    • ►  julho (25)
    • ►  junho (29)
    • ►  maio (29)
    • ►  abril (30)
    • ►  março (32)
    • ►  fevereiro (22)
    • ►  janeiro (26)
  • ►  2013 (323)
    • ►  dezembro (28)
    • ►  novembro (25)
    • ►  outubro (30)
    • ►  setembro (29)
    • ►  agosto (24)
    • ►  julho (21)
    • ►  junho (22)
    • ►  maio (35)
    • ►  abril (27)
    • ►  março (23)
    • ►  fevereiro (25)
    • ►  janeiro (34)
  • ►  2012 (306)
    • ►  dezembro (26)
    • ►  novembro (23)
    • ►  outubro (28)
    • ►  setembro (31)
    • ►  agosto (30)
    • ►  julho (29)
    • ►  junho (13)
    • ►  maio (17)
    • ►  abril (24)
    • ►  março (28)
    • ►  fevereiro (26)
    • ►  janeiro (31)
  • ►  2011 (278)
    • ►  dezembro (30)
    • ►  novembro (32)
    • ►  outubro (34)
    • ►  setembro (32)
    • ►  agosto (30)
    • ►  julho (25)
    • ►  junho (26)
    • ►  maio (27)
    • ►  abril (26)
    • ►  março (16)
  • ►  2010 (8)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (2)

Seguidores

Denunciar abuso

Tema Simples. Tecnologia do Blogger.